27.3.07

Tão querendo desmoralizar a Wikipedia.

tá lá no Opinião e Noticia - O que é verdade na Wikipedia e Wikipedia enfrenta crise de credibilidade - volta e meia vejo comparações da Wikipedia com enciclopédias tradicionais, e sempre a questão levantada é essa - credibilidade.

Vamos supor que exista uma versão afegã da Enciclopedia Britannica, produzida especialmente para as bibliotecas das escolas do Afeganistão e arredores. Será que o verbete sobre Osama bin Laden teria o mesmo conteúdo desta versão em inglês? Chamaria o herói nacional deles de chefe de um bando terrorista? Duvido.

A Wikipedia, assim como qualquer outro produto humano, é passível de fraude. Temos sempre a tendência de guiar nossas "verdades" para o lado que nos mais interessa. Na igreja, na ciência, na medicina, no direito, na política (essa então nem se fala) temos exemplos memoráveis de nossas falsidades. Pelo contrário, os wikis, em especial o mais famoso deles, a wikipedia, assim como tantos outros exemplos de conteúdo colaborativo na internet, mostra uma faceta maravilhosa da humanidade: Nós somos capazes de agir em conjunto por uma causa nobre, de boa-vontade, de forma descentralizada e anônima, democrática, livre de preconceitos, livre de segundas intenções.

E os espíritos-de-porco não precisam atrapalhar a Wikipedia: para eles existe a Desciclopedia

Nenhum comentário: